PROGRAMAÇÃO
Unidades de conservação de Ubatuba terão atividades no Dia do Meio Ambiente

No próximo dia 5 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, a data tem como principal objetivo chamar a atenção sobre a importância da preservação dos recursos naturais para a manutenção da vida no Planeta Terra.

Anualmente, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio da Fundação Florestal, realiza uma extensa programação voltada para a educação ambiental em dezenas de unidades de conservação espalhadas por todo o estado de São Paulo. Essa iniciativa visa proporcionar bons momentos em meio à natureza e despertar a conscientização ambiental.

Programação na Ilha Anchieta, em Ubatuba

O Parque Estadual Ilha Anchieta, em Ubatuba, realizará atividades para diversos tipos de público, de 5 a 11 de junho, das 9h às 17h. No Dia Mundial do Meio Ambiente (5) e no Dia dos Oceanos (8) estudantes participarão de uma aula de educação ambiental ao ar livre na Trilha do Sul, com coleta de resíduos sólidos; classificação e tempo de decomposição desses resíduos e plantio de mudas nativas, entre outros. Já nos dias 6 e 9, o público em geral poderá participar do roteiro histórico-cultural do PEIA; exposição sobre o ecossistema de restinga e plantio de espécies nativas. Nos dias 10 e 11, o mesmo roteiro será feito com funcionários e pais da APAE – Ubatuba e funcionários da SANEPAV – Ubatuba.

Parceiros: Agropuro Nativas; Associação Coaquira de Guia de Turismo, Monitor e Condutor de Ubatuba; Associação Pró-Resgate Histórico da Ilha Anchieta e Filhos da Ilha; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ubatuba; Escola Estadual Maria Alice Alves Pereira; Escola Estadual Florentina Martins Sanchez; SANEPAV (Ubatuba) e Viva Turismo.

Serviço: Telefone: (12) 3842-1231, das 8h às 17h50 / E-mail: peianchieta@gmail.com / Endereço: Acesso pelo Píer do Saco da Ribeira – Av. Plinio de França, nº 85

Programação no Núcleo Picinguaba, em Ubatuba

No dia 31/05, às 14h, a Trilha Fluvial pelo manguezal do Rio Fazenda no Núcleo Picinguaba do PESM será aberta ao público. Trata-se de um fantástico percurso feito a remo. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever por e-mail. No dia 05, às 10h, a pesquisadora da Unicamp Simone Vieira fará uma apresentação a respeito do projeto de pesquisa desenvolvido na Unidade de Conservação, na área de Ecologia.

No dia 09, às 8h, o Encontro Jovem TransforMar acontece no Núcleo Picinguaba. Em parceria com o Projeto TAMAR de Ubatuba, o Encontro reunirá jovens das entidades de defesa da criança e adolescente da cidade, em atividades que promovam a sensibilização para o cuidado com o meio ambiente e oceanos.

Parceiros: Associação dos Monitores Ambiental – Guanandi, APAMLN, TAMAR e UNICAMP.

Serviço: Endereço: Rodovia BR 101 – Km 11 / E-mail: agendamento.picinguaba@gmail.com

Programação da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte

Nos dias 26/05 e 8/6, a Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte (APAMLN) realiza palestras sobre a importância socioecológica da UC em Ubatuba e Ilhabela, respectivamente. O evento em Ubatuba será às 15h, no Centro de Visitantes do Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Picinguaba e, às 15h30, no Paço Municipal de Ilhabela. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos.

Parceiros: PESM-Núcleo Picinguaba, Parque Estadual de Ilhabela, alunos e professores do Grupo Senzala de Capoeira – Méier, pescadores artesanais de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, Prefeitura Municipal de Ilhabela.

Serviço: Endereço: Rodovia BR 101, km 11, s/n – Praia da Fazenda, Ubatuba – SP (Centro de visitantes PESM-Núcleo Picinguaba) e Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86, Perequê, Ilhabela – SP (Paço Municipal de Ilhabela)

Fonte: Fundação Florestal