PISTA DE SKATE
Ubatuba realiza Batalha de MC’s de rap e hip hop seletiva para Circuito Paulista

A poesia e a música rap e hip hop têm encontro marcado novamente em Ubatuba no domingo, 30 de julho, quando acontece a quinta edição da Batalha da Pista, entre as 19h e as 22h30, na área de skate da praça Capricórnio, no Centro.

O evento reunirá MC’s de rap e hip hop de todas as cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba e selecionará dois finalistas para o Circuito Paulista de Batalhas de MC’s, que acontecerá no dia 8 de setembro, em Jacareí.

Nesta edição, participam um total de 8 MCs, selecionados entre os finalistas de cada edição já realizada e mais um que será sorteado no dia. As inscrições para o sorteio podem ser feitas até as 22 horas do dia 28 de julho, pela página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1904660689794071/?ref=br_rs.

A seleção dos finalistas é feita por um júri que avalia requisitos como o flow (fluxo), a métrica e a mensagem. A regra principal é não ofender a família (pai, mãe e irmãos). Caso o MC desrespeite a regra, ele é desclassificado.

Estimular a cultura

A idéia de realizar as batalhas da pista surgiu dos MCs Alessandro Souza, Rubão (Rubens Lopes) e Bruno Buchecha. Moradores da região da Maranduba, eles frequentam regularmente a pista de skate do Centro e queriam reunir no espaço pessoas como eles, interessadas na cultura do rap e do hip hop.

Para organizar as batalhas, eles foram atrás de tudo por conta própria: conseguiram o apoio dos DJ MIC e HK tanto para equipamentos necessários quanto para tocar. “Escolhemos o domingo porque queríamos um evento família, que todos pudessem assistir e participar. É um dia também em que não rola tanto o tráfico e consumo de drogas e no qual há bastante segurança o tempo todo”, contam.

Eles lembram que a primeira edição, realizada no início de junho deste ano, foi uma surpresa. “Meio sem pretensão, atingimos muita gente através do evento no facebook. Vieram muitos MC’s, todos preparados. A batalha foi um sucesso e todo mundo saiu querendo mais. Conhecemos talentos incríveis por todo o canto da cidade. Não imaginávamos quantas pessoas tinha por aqui que gostavam das mesmas coisas que a gente”. Só de Ubatuba, participaram nas quatro edições MCs vindos dos bairros do Perequê Mirim, Sertão da Quina, Perequê-Açu, Ipiranguinha, Itaguá, Itamambuca, Lázaro, Lagoinha e Centro.

Os organizadores também foram atrás de diversos patrocínios para a premiação. Na primeira batalha, o vencedor ganhou roupas da Ruk Skate Shop e um par de ingressos pra uma festa de rap que teve na cidade. Na segunda edição o vencedor ganhou um jantar na Taco Comida Mexicana. Já a terceira edição foi um quadro feito por Salomão Pirajá na hora. Na quarta, ganharam roupas da Trash Board Shop. Outro apoio é de Lelê do Weesp Studio, que faz toda a gravação e edição das batalhas e posta no youtube.

Destinação correta do lixo

Além de disseminar a cultura hip-hop, outro objetivo dos idealizadores da Batalha da Pista é trabalhar o tema do lixo, que é um problema no local, frequentado por milhares de habitantes e também turistas. “Para enfrentar essa questão, desde o início anunciamos na página do evento que o pessoal tem que ser responsável e recolher o lixo após a batalha. E durante todo o evento falamos sobre isso ao microfone”, explica Rubão.

“Os hábitos ainda precisam mudar muito”, aponta. “Muita gente acha legal a idéia mas não pratica. Saem andando, deixando o lixo para trás”. A cada edição, eles levam sacos de lixo para recolher e colocar na caçamba de lixo que fica na pista de skate mesmo, que inclui, além das latinhas, muitas garrafas de plástico e de vidro”.

“Para nós, esse espaço público é o único da cidade que promove a interação da juventude de toda a cidade e precisamos cuidar dele coletivamente”, finaliza.

Serviço
5ª Batalha da Pista
Quando: domingo, 30 de julho
Horário: das 19h00 às 22h30
Onde: Pista de skate da Praça Capricórnio (Centro)
Mais informações:
https://www.facebook.com/events/1904660689794071/?ref=br_rs.
(12) 99761-6878, com Rubens Lopes