TURISMO
Ubatuba: praias, cachoeiras e… aves!

Turistas do Brasil e do mundo visitam Ubatuba todos os anos, e não é só por causa das maravilhosas praias e cachoeiras. Muitos são atraídos pela diversidade de aves que vivem ou passam por aqui.

Para observá-las e registrá-las, eles vestem roupas verdes camufladas, procuram guias de turismo especializados e seguem por estradinhas e trilhas com suas câmeras e binóculos à procura das espécies mais raras. É o que eles chamam de “passarinhar”. Alguns fazem listas, outros fotografam, outros apenas olham. E quando uma espécie é avistada pela primeira vez por um observador, ela é chamada de “lifer”.

Além das aves da Mata Atlântica, pela localização próxima ao mar, em Ubatuba temos também a presença de diferentes aves marinhas ao longo do ano. Em Unidades de conservação administradas pela Fundação Florestal, uma Portaria Normativa (nº 236/2016) estabelece regras com recomendações de conduta durante observação de aves.

Seu Jonas D’Abronzo mora próximo a uma rota de observação, em um local preservado na região sul. Pelo menos vinte espécies de beija-flores já foram avistadas em sua propriedade. Para atrair os animais, ele coloca na varanda frutas e bebedouros de beija-flor, onde coloca-se uma parte de açúcar para cada quatro partes de água. As garrafinhas são preparadas com os cuidados necessários para não atrair abelhas e seu Jonas destaca a importância de mantê-las sempre muito bem higienizadas. Além disso, ele vem plantando em seu terreno flores e árvores frutíferas nativas que atraem pássaros, como araçá, grumixama, cambucá e cambuci.

Veja as fotos de Linda Fidelis, todas feitas em Ubatuba!

Veja as fotos de Renata Takahashi, também em Ubatuba!