WORKSHOP
Sobradão recebe oficina de Commedia Dell Arte com Augusto Marin

“A sátira é a arma mais eficaz contra o poder, nem o poder,  nem os governantes mais democráticos suportam o humor, porque o riso liberta o homem de seus medos.”
(Dario Fo)

A Commedia Dell’ arte é um gênero teatral que surgiu na Itália, no século XVI e influenciou o teatro moderno de Shakespeare a Molierè e Goldoni. Consiste na arte do ator e na sua relação com a criação do espetáculo. Suas características são a improvisação, o uso da máscara cômica, o grotesco, as obscenidades, a relação direta com o público e a crítica social.

O treinamento com as máscaras  visa estimular a imaginação criativa do intérprete, ator ou não ator, aliando a isso, economia gestual e teatralidade. Ao esconder o rosto, a máscara revela toda a expressividade corporal. Quando veste a máscara, o intérprete pode, de fato, substituir a sua identidade pessoal por outras. Destaca-se a importância da máscara no trabalho de expressão e comunicação e na relação direta com o público.

O workshop visa a criação de cenas curtas a partir da improvisação com as máscaras de Commedia dell Arte, dentre elas, a de Pantaleão, Arlecchino, Briguella, Dottore, Capitano, Scaracco, Razullo, Franceschina, Ragonda, entre outros.

Augusto Marin é ator e diretor teatral do Teatro Commune de SP e mestre em artes cênicas pela ECA/USP com a pesquisa: ARLEQUIM NA DRAMATURGIA PERFORMATIVA DE DARIO FO, tendo pesquisado os processos criativos de Dario Fo e sua relação com a Commedia Dell Arte e o Teatro Medieval.

Serviço:

Workshop de Commedia Dell Arte com Augusto Marin
Onde: Sobradão de Ubatuba
Quando: Dia 02 de setembro (sábado) das 10h 30min às 14h 30min
Duração: 04 horas
Vagas: 20 alunos (a partir de 14 anos)
Realização: Projeto Anti-Comics – Edital de Circulação do Proac
Info e Inscrições: marin@commune.com.br – 11 9 7665 2205
ENTRADA FRANCA

Apoio local: Empório Ubatuba, O Limoeiro, Risoteria Francisco, Alentejano, Forneria Bixiga e Pop Mix.