COLUNA SAÚDE PRÁTICA - RENATA PUDO
Seja bem-vindo, Outono!

OUÇA PODCAST DA COLUNISTA RENATA PUDO


Seja bem-vindo à Coluna Saúde Prática!

Seja bem-vindo Outono!

Para viver em harmonia com a natureza, é importante entender cada estação. As estações são grandes etapas contidas nos ciclos da vida. A Primavera trás uma ênfase no crescimento, o Verão é o esplendor da vida, Outono inicia do decrescimento e, no Inverno, a natureza descansa.

Com a vida agitada que muitos de nós têm, às vezes não sobra um tempinho para perceber o que se passa ao redor. Contudo, é natural nessa época sentirmos um pouco de melancolia e, porque não dizer, uma suave tristeza.

Muitos de nós temos medo desse tipo de sentimento, a pergunta que não quer calar: “Será que estou em depressão? Preciso procurar um médico? Vou ter que tomar remédio? Porque estou triste?”.

Não tem nada de errado em sentirmos um pouco de tristeza, ainda mais nessa época. Temos muitos sentimentos dentro de nós, em cada estação ocorre um destaque. É como se ascendesse a luz de um cômodo da nossa casa interna. Aproveitar a oportunidade para se conhecer melhor. É uma época onde a compaixão fica mais aflorada para algumas pessoas. Também é a época em que começa as campanhas de agasalho.

Agora, se sentirmos muito incomodado com esse assunto, sugiro que pergunte para você o que realmente o está incomodando. Numa sociedade onde “temos que” estar sempre bem, felizes, sorridentes… Não é aberto um espaço para sentirmos essa suave melancolia que trás o outono.
Não dar permissão interna para sentirmos pode ocasionar doenças no nosso corpo. Isso porque os sentimentos ficam fechados como uma panela de pressão procurando um espaço para sair.

O nosso sistema imunológico é o nosso guarda-costas. Ele nos defende da invasão de vírus e bactérias. Esse sistema em plena forma faz de nós pessoas mais fortes e saudáveis. Para isso é importante se alimentar bem, fazer atividade física, descansar… Agora, se tivermos uma panela de pressão no peito isso terá um efeito destruidor em nosso sistema imunológico.

Lembre-se disso: Sentimentos represados são uma das maiores fontes de doença! Vou dar alguns exemplos:
– a raiva deixa o nosso corpo todo dolorido, como se fosse uma fibromialgia
– a preocupação diminui nossa atenção e memória, além de dar dor de estômago

Uma das formas de fazer o auto-cuidado é fazer uma breve prática. Aqui não precisa pensar em nada.

Você pode se sentar num lugar confortável, com uma música tranquila e fechar os olhos por 5 minutos. Nesse tempo, irá colocar sua atenção nos seus pés, nas suas pernas, na região do baixo-ventre, no estômago, no peito, sentir o coração bater, na sua cabeça e fazer um agradecimento por conseguir se dar 5 minutos.

Sua mente e seu coração ficarão mais tranquilos. A pressão vai diminuir e assim poderá restabelecer a sua saúde.

Gosto muito de associar a acupuntura ao coaching integrativo. A integração do nosso pensar, sentir e agir trás resultados muito palpáveis na nossa vida.

Para os interessados fica aqui o meu contato:
Site: www.espacorenatapudo.com.br
E-mail: espacorenatapudo@gmail.com
Facebook: Espaço Renata Pudo Ubatuba – São Paulo

Até a próxima!!!