BALNEABILIDADE
Pela primeira vez desde 2014, Toninhas volta a ficar imprópria para banho

O último boletim divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, aponta três praias (Picinguaba, Itaguá e Toninhas) e um rio (rio Itamambuca) como impróprios para banho em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. As praias e o rio receberam bandeira vermelha na análise que observou amostragens colhidas de 17 de dezembro de 2017 até 14 de janeiro de 2018.

Outros 29 pontos analisados nesse mesmo período em Ubatuba receberam bandeira verde, ou seja, foram qualificados como “Próprios”. Veja na lista abaixo:

REPRODUÇÃO. Fonte: Site Cetesb – www.cetesb.sp.gov.br/praias/mapa-da-qualidade/ (acesso em 23.01.2018)

A última vez que a praia das Toninhas havia recebido bandeira vermelha foi em abril de 2014, segundo informações disponíveis no site da Cetesb.

É expressamente recomendável não tomar banho nas águas das praias que forem classificadas como “Impróprias”, sob o risco de contrair, dependendo do grau de contaminação da água, doenças como gastroenterite, infecções de olhos, ouvidos, nariz e garganta, disenteria, hepatite A, cólera e febre tifóide.