PUBLICIDADE
Pra você, o que é uma cerveja forte?

POR MARI RODRIGUES – SOMMELIÈRE DE CERVEJA

Uma das minhas atribuições como profissional consiste em indicar estilos de cerveja ao cliente de acordo com suas preferências de paladar. Pra isso me baseio em alguns itens simples como, por exemplo, averiguar se o cliente já provou algum rótulo que o tenha agradado e também seus sabores favoritos.

Geralmente ouço como resposta algo do tipo “- Eu gosto (ou não) de cervejas fortes.” Mas afinal, o que determina a potência de uma bebida?

Vários fatores podem influenciar essa percepção, mas é importante saber sob qual ponto de vista estamos analisando a cerveja:

– Álcool: Existe mais de uma centena de estilos distintos de cervejas e entre eles o teor alcoólico pode variar de zero a 14% ou mais (em receitas extremas – o equivalente ao vinho), de forma que podem existir cervejas muito alcoólicas com corpo leve ou denso, com sabor amargo ou doce, enfim… Tudo depende do estilo a ser provado;

– Corpo: A percepção de força para algumas pessoas pode estar ligada ao “peso” da cerveja, que pode ser mais encorpada (estilos mais complexos) e extremamente leve (bebidas com maior drinkability – geralmente mais refrescantes);

– Amargor: Muitos classificam erroneamente as cervejas mais amargas como fortes, porém, assim como nos parâmetros anteriores, existem opções amargas que podem ter o corpo e o álcool baixos e o contrário também;

Outro fator que popularmente é levado em conta na análise de intensidade da cerveja é a coloração. Cervejas escuras não necessariamente são fortes, assim como as douradas podem ser muito mais poderosas nos pontos considerados acima: Álcool, corpo e amargor.

O que eu sempre digo aos clientes é: O paladar é pessoal e as interpretações variam de uma pessoa para outra. Você pode não curtir a cerveja que seu amigo indicou, e a melhor cerveja do mundo na sua opinião, pode não ser adequada para outra pessoa! E isso independe de fatores genéticos como gênero, por exemplo. (Está liberado usar esse argumento quando disserem que existe “cerveja forte de macho” e “cerveja suave de mulher”, que além de tolice, é um dado equivocado!)

A dica é: Abra a cabeça e experimente novos sabores, sem estigmas ou pré-conceitos. Em certo momento você pode encontrar a “pegada” que mais lhe agrada. Um brinde até a próxima edição!

BREWCICLETA CERVEJAS ESPECIAIS
Rua Guaicurus, 265, loja 2 – Ubatuba/SP
brewcicleta@gmail.com
(12) 3833-8297
FACEBOOK