TURISMO
Observação de tartarugas no mar é atrativo em Ubatuba (SP)

Ubatuba tem diversos pontos propícios para a observação de tartarugas marinhas nas praias e costões rochosos. Já existem roteiros turísticos específicos para quem quer ver esses animais de perto, soltos na natureza. A atividade pode ser feita em duas etapas, observando a partir da costa ou a partir do mar.

“A espécie mais comum avistada em Ubatuba e no litoral brasileiro como um todo é a tartaruga verde. Com alguma sorte a gente pode ver uma tartaruga de pente aqui em Ubatuba e, numa situação mais rara, uma tartaruga cabeçuda”, explica o biólogo Henrique Becker, coordenador técnico do projeto Tamar Ubatuba.

A região de Ubatuba é uma área de alimentação de tartarugas juvenis. Por isso, é comum ver indivíduos não muito grandes nadando perto das costeiras e subindo à superfície para respirar. A condição ideal para observar as tartarugas marinhas é quando o mar está com águas calmas, limpas e transparentes.

Quem opta pelo mergulho deve se aproximar devagar para não assustar a tartaruga. “Quanto mais calmo for, melhor”, afirma Becker. Ele também desaconselha tocar o animal. “Não faz sentido ficar incomodando o animal. Quanto menos incômodo, mais chance de observar o comportamento natural”, pontua.

Pelo estudo de genética, de acordo com o biólogo, constatou-se que metade das tartarugas que passam por Ubatuba vem de uma ilha que fica no meio do Atlântico, no meio do caminho entre Brasil e África, que se chama Ascensão (Ascension) e é uma das principais áreas de reprodução de tartarugas verdes no Atlântico.

Foto: Projeto Tamar Ubatuba
Foto: Projeto Tamar Ubatuba
Foto: Projeto Tamar Ubatuba