TRAVESSIA SOLDADO SIMÃO ROSA DA CUNHA
Nadadores atravessam da ilha Anchieta à praia da Enseada em menos de duas horas

Como parte das comemorações dos 40 anos do Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), em Ubatuba, foi realizada no último sábado (1º) a 4ª Edição da Travessia Soldado Simão Rosa da Cunha.

A prova relembra a história do soldado que nadou da Ilha Anchieta até o continente em busca de ajuda, durante a rebelião do Presídio Correcional do Porto das Palmas, ocorrida em junho de 1952. Em um sábado quente e ensolarado, os nadadores fizeram o mesmo percurso de 5,5 km, atravessando o canal do Boqueirão até a praia da Enseada.

“Tem uma grande dificuldade que é passar pelo boqueirão quando tem vento sul, sudoeste, você tem uma resistência muito grande. Então, até hoje, os primeiros colocados fizeram sempre uma média da travessia acima de 1 hora e 40”, comenta Silvio Luiz Rocha Ferreira, membro da Associação CATAMARAN, que organizou a prova.

Os inscritos puderam escolher entre competir na modalidade individual ou revezamento. Nesse caso a equipe deveria ser mista, contendo dois homens e uma mulher ou o contrário. No total, vinte e três atletas fizeram a travessia nesta edição da prova, onze atletas individuais e quatro equipes de revezamento. Segundo Rocha, além de participantes locais, a prova contou com atletas vindos de São Paulo, Jacareí e São José dos Campos.

Os nadadores caíram na água às 10h30 da manhã. O primeiro atleta a chegar na praia da Enseada e cruzar a boia de chegada pertencia à equipe Smid, que completou a travessia em 1 hora e 50 minutos. Já o segundo atleta a chegar, Otávio Hideki Kanaeawa, competia na categoria individual e surpreendeu a todos completando a prova sozinho em 1 hora e 53 minutos – chegando apenas 3 minutos após a equipe de revezamento que ficou em 1º lugar.

Após a chegada na Enseada, a equipe de organização e os atletas retornaram de barco à Ilha Anchieta, onde os competidores foram recebidos com uma mesa de frutas e foram entregues os troféus.

A 4ª Edição da Travessia Soldado Simão Rosa da Cunha foi organizada pela Associação Caiçara de Técnicas Ambientais, Apoio e Resgate em Ambientes Naturais (CATAMARAN), em parceria com o Parque Estadual da Ilha Anchieta. O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, que disponibilizou uma ambulância de resgate que permaneceu na Praia da Enseada. A Polícia Ambiental Marítima também colaborou, com uma embarcação que atuou diretamente na segurança dos nadadores durante o percurso.

Veja abaixo a classificação dos atletas: