TURISMO
Entre o rio e o mar

Na Trilha Fluvial, visitantes conhecem de perto as fascinantes criaturas dos manguezais

da Redação

A trilha fluvial é a mais procurada entre os roteiros oferecidos pelo Parque Estadual da Serra do Mar Núcleo Picinguaba. O percurso é realizado em barcos de alumínio a remo pelo Rio Fazenda, que tem sua nascente e foz protegidas pelo Parque.

A atividade é propícia para a observação do ecossistema manguezal, vegetação de restinga, diversas espécies de caranguejos e aves, além da beleza do encontro do rio com o mar, na deslumbrante praia da Fazenda. Uma experiência única.

O rio é mando, a trilha é de nível fácil e quem guia são moradores e comunidades que estão no entorno ou dentro do Parque, como o Quilombo da Fazenda. O passeio dura em média duas horas.

Difícil não se surpreender com a vida desse ecossistema. Seja ao avistar um caranguejo guaiamum, uçá ou maria-mulata se escondendo em seu buraco na lama entra as raízes do mangue, seja ao ver os fantásticos ninhos de guaxe pendurados nas árvores, as aves pescando no rio, as montanhas cobertas por floresta, a chegada no mar, o encontro das água.

AGENDAMENTO

O Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Mar Núcleo Picinguaba, de onde parte o passeio, fica próximo à praia da Fazenda, com acesso pela rodovia BR-101, quilômetro 11, em Ubatuba. Informações e reservas pelos telefones (12) 9 9707-2426 ou (12) 3833-6552 e e-mail agendamento.picinguaba@gmail.com . É recomendado ir com traje de banho por baixo da roupa, levar repelente e protetor solar.