TEATRO
Diretor britânico John Mowat volta ao Brasil para oficina em Ubatuba

No dia 11 de junho (domingo) às 17h, acontecerá no Sobradão do Porto, um bate-papo gratuito no qual John Mowat se aprofundará a respeito da simplicidade de um Shakespeare popular e acessível, trazendo o seu lado mais humano. Também serão abordados teatro físico e visual, a comédia física, pautada pelo corpo, improvisação – o jogo do ator.

Já no dia 14 de junho (quarta-feira) das 19h às 23h, acontecerá também no Sobradão do Porto, a Oficina de Comédia Física, estudo voltado para artistas do corpo, profissionais, diretores e estudantes de artes cênicas e não atores interessados nas artes do palco. A Oficina terá ainda, tradução simultânea do inglês, certificado e registro fotográfico e em vídeo, cujo resultado será disponibilizado aos alunos.

O investimento para a Oficina é de R$135,00 à vista ou 2x 75,00. Os interessados poderão se inscrever pelo e-mail: emporioubatuba@gmail.com ou celular (12) 99680-1221.

SOBRE

Jonh Mowat cresceu em Londres, onde vive ocasionalmente. Em 1967, estudou escultura e subsequentemente participou da Royal Academy School, em Londres. Sua carreira no teatro começou em 1980, quando atuou em seu primeiro solo e em 1994 tornou-se co-fundador da OddBodies Theatre Company em Londres. Como ator e diretor, viajou por maios de 40 países com seu estilo de comédia altamente visual. Sua primeira ida a Portugal foi em 1922, onde atuou em Lisboa, juntamente com a Companhia do Chapitô, em uma peça elaborada para a EXPO 98. Desde então, concebeu e dirigiu inúmeras peças com a companhia e é um dos diretores artísticos.

Mowat denomina seu teatro de “teatro físico e visual” que consiste em comunicar ideias levando em conta o aspecto visual da cena, sem deixar de criar um bom diálogo entre o aspecto visual (cênico) e a palavra e as sonoridades. Nele, a linguagem e o visual devem interagir e trabalhar juntos em equilíbrio, nem o visual se sobrepondo à linguagem, nem a linguagem predominando.

Desta forma o diretor britânico propõe improvisações antes mesmo de abordar o texto. Ele afirma que quando trabalhamos com o texto, a imaginação e o jogo desparecem, o texto é sempre um instancia muito soberana. Sempre que acionamos a linguagem, uma parte de nosso cérebro é acionada e, rapidamente, esquecemo-nos do lado o visual.

SERVIÇO

Bate-papo com John Mowat
Data: 11/06/2017 (domingo) às 17h
Entrada Gratuita

Oficina de Comédia Física com John Mowat
Data: 14/06/2017 (quarta-feira) das 19h às 23h
Investimento: R$135,00 à vista ou 2x 75,00
Incirçõesl: emporioubatuba@gmail.com ou pelo celular (12) 99680-1221.

Local: Sobradão do Porto, Praça Anchieta, 38 – Centro, Ubatuba-SP
Realização: Commune Coletivo Teatral
Produção: Empório Ubatuba
Apoio cultural: FundArt e Prefeitura de Ubatuba
Apoio gastronômico: Restaurante Pulo do Gato e Restaurante Alentejano