INFORME PUBLICITÁRIO
Descida de rapel na cachoeira da Escada, em Ubatuba, com a Itamambuca Adventures

Andar de costas já é difícil em lugares planos. Agora imagine descer de costas uma cachoeira com um grande paredão rochoso vertical. Assim é o rapel na cachoeira da Escada, em Ubatuba.

A “brincadeira” radical só pode ser feita no local com a autorização do Parque Estadual da Serra do Mar e acompanhamento de guias de turismo capacitados portando os equipamentos de segurança certificados necessários, como corda, cadeirinha, freio 8, mosquetão, capacete, anel de fita, etc. 

INFORMAR DE RAPEL

À convite da Itamambuca Adventures, repórteres do InforMar Ubatubaaceitaram o desafio de descer de rapel a cachoeira da Escada pela primeira vez. Os guias de turismo Paulo Cesar Teixeira e Dario Guedes acompanharam os repórteres Leandro Cruz e Renata Takahashi nessa aventura.

O dia começou cedo. Saímos antes das seis da manhã para ver o sol nascer no caminho, antes de chegar na cachoeira da Escada. Paramos em um mirante na estrada. Fizemos fotos, curtimos a paisagem e seguimos viagem. A cachoeira fica no final do município de Ubatuba sentido norte, quase na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro.

Chegamos à cachoeira antes das sete da manhã. Colocamos o equipamento chamado de cadeirinha ou bouldrier, um conjunto de fitas grossas que vestimos pelas pernas e é fechado na cintura, preso à corda para nos segurar enquanto descemos o paredão. Colocamos o capacete. Fizemos alguns exercícios para saber a forma certa de segurar na corda e movimentar as pernas.

Para chegar lá em cima da cachoeira é preciso subir por uma trilha íngreme pela lateral do rio. Chegando no local que é a entrada para o rio, antes de colocar os pés na água, o instrutor prende nosso equipamento de segurança à corda que se estende até a parte de baixo da cachoeira. Fazemos mais alguns exercícios, simulando a descida. 

Aí é respirar fundo e tomar coragem para aos poucos ir firmando os pés na rocha e, de costas, começar a descer o paredão, segurando na corda e jogando o corpo para trás. Um instrutor desce ao nosso lado nos orientando e garantindo mais segurança enquanto o outro segura a corda lá embaixo. Desse modo, é possivel aos dois instrutores frear a descida do principiante caso necessário.

A parte mais difícil talvez seja o começo, entrar na queda. Depois a sensação de estar pendurado sendo lavado pela cachoeira gelada em uma manhã quente como aquela é a melhor possível. E, pegando o jeito, não é difícil controlar a corda e posicionar os pés para descer aproveitando o visual incrível e a sensação refrescante dos jatos de água.

Além do rapel, em Ubatuba a Itamambuca Adventures faz trilhas pelo Parque Estadual da Serra do Mar (com agendamento) e outras atividades como caiaque, stand up, etc. Mais detalhes sobre roteiros e destinos pelo telefone (12) 9 9100-2123 e no site www.itamambucaadventures.com.br

ITAMAMBUCA ADVENTURES
Rua 17, nº 507 – Itamambuca – Ubatuba/SP
(12) 9 9799-7610 (WhatsApp) / (12) 9 9100-2123
itamambucaadventures@gmail.com