FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY
Conheça os escritores de Ubatuba que estarão na Flip 2017

Dentro da programação da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano existe um espaço reservado aos escritores “ubatubenses”. Trata-se da mesa “Ilhas Literárias”, no Silo Cultural, que acontece dia 29 de julho.

Seis autores de Ubatuba irão representar a literatura caiçara, ao lado do escritor e crítico literário Joaquim Maria Botelho, ex-presidente da União Brasileira dos Escritores (UBE) e filho de Ruth Guimarães, a grande homenageada de toda a programação do Silo Cultural na Flip edição 2017.

A ideia da mesa foi inspirada na coluna “Ilhas Literárias”, do Jornal InforMar Ubatuba, que está ativo desde 2014 no município. O escritor Pedro Gontijo coordenará a roda de conversa entre os artistas da literatura de Ubatuba e demais presentes.

Diálogo

Na conversa, os autores falarão ao público sobre a criação dos seus textos, que foram selecionados pela coluna “Ilhas Literárias”.

Seguindo a fala de cada autor, Joaquim Maria Botelho apresentará uma crítica literária preparada para cada um dos textos expostos e também para o romance “Escotoma: percepção ou preconceito”, no qual o autor, Pedro Gontijo, lançará no evento.

Os demais autores e obras selecionadas são: Bárbara Araújo (“Tiê”, poesia infantil), Santiago Bernardes (“Pescaria”, conto), Danúbia Ivanoff (“Como fazer uma poesia”, poesia), Teca Aliende (“Primeiro dia de aula”, crônica) e Bado Todão (“Ela, a poesia”, poesia). O evento será aberto a todos interessados em conversar sobre o fazer literário em Ubatuba.

Coluna “Ilhas Literárias”

A coluna é uma iniciativa que busca conectar as escritoras e escritores de Ubatuba e oferecer suas criações ao público.

A iniciativa está ganhando progressiva evidência e envolvimento social, contribuindo para energizar o movimento literário de Ubatuba, o qual existe e resiste há tempos, bebendo da fonte da cultura caiçara.

Livros

Livros de escritores de Ubatuba estarão expostos na loja do Silo Cultural. De 24 a 30 de julho, obras dos autores “ubatubenses” estarão sendo vendidas na loja do Silo Cultural, em Paraty.

Já estão inscritos os seguintes livros:

As Orelhas do Frade – Joban

Canoa Poética – Joban

O Livro do Mar (lançamento) – Santiago Bernardes

Palavradando – Santiago Bernardes

Escotoma: percepção ou preconceito (lançamento) – Pedro Gontijo

Alicismos – Alice Cristo Gontijo e Pedro Gontijo

O Artesanato Tradicional Tecendo Saberes – Edirlaine Reis e Leonardo Estevan

Poesias Escolhidas: Vozes de uma alma – Danúbia Ivanoff e outros.

Fonte: Comunicação FundArt