LITERATURA
Caiçara lança livros infantis artesanais e interativos

Caiçara nascida na praia do Flamengo e criada no Perequê-Mirim, Claudia Oliveira, 45 anos, tem dedicado parte de seu tempo às crianças. A conhecida contadora de histórias de Ubatuba já produziu mini-livros de colorir, revistas com jogos, músicas e outras diversões, e agora lança um trabalho inédito voltado ao público infantil. São livros artesanais de pano, cujas peças grudam e desgrudam das páginas, fazendo da leitura uma agradável brincadeira.

Ela começou a produzir os livros artesanais, ricos em detalhes, no início do ano. São sete títulos diferentes, “Quem sou eu?”, “Borboleteando”, “O Despertar”, “Na Fazenda”, “Vamos Contar”, “Monstros” e “AEIOU”. Cada título tem dez páginas e foi pacientemente reproduzido por ela até quatro vezes. “Mas cada um deles tem a sua particularidade. A história é a mesma, mas eles têm cores diferentes, personalidades diferenciadas”, explica Oliveira.

A base dos livros é feita com feltro, mas também foram utilizados materiais como tecido chita, microfibra, enchimento, velcro, cola de silicone, EVA, colas de glitter, cola plástica, linhas de costura e canetinhas.

A ideia, segundo a autora, é trabalhar a inteligência emocional dos pequenos leitores. “Cada história que tem ali, por mais simples que ela seja, ela tem um conceito muito maior”, afirma. Como exemplo, ela cita “O Despertar”, livro que fala das coisas simples, mas extraordinárias da vida, mostra que todos têm uma boa história a partir do simples fato de despertar, basta prestar atenção no que acontece ao redor.

Neste mês de outubro, em que se comemora o dia das crianças, Claudia Oliveira estará em uma série de eventos em Ubatuba apresentando seus livros e contando pequenas histórias. Veja abaixo a agenda da autora. Para mais informações, Oliveira responde no WhatsApp pelo número 12 99733-8264.

AGENDA DO LANÇAMENTO EM UBATUBA:

06/10, 17h30 – Sebo Bambu (R. Esteves da Silva, 268, Centro)

07/10, 17h – O Limoeiro (R. dos Pescadores, 8, Centro)

11/10, 14h às 17h – Praça Nóbrega (Centro)

12/10, Feira dos Artesãos da Fundart (em frente ao Sobradão do Porto)

13/10, 12h30 às 15h30 – Padma Padam (R. Tamoios, 80, Itaguá)

13/10 – Villa Guarani (R. Guarani, 663, Barra da Lagoa)

14/10, 18h – Caeté Bistro (R. Capitão Felipe, 426, Acaraú)