AUTODICAS DO INFORMAR
Antes de pegar a estrada

Setembro é um ótimo mês para darmos partida em uma nova coluna sobre automóveis, a Autodicas do InforMar. Com dois feriados prolongados, um nacional (7) e um municipal (14), o mês deve ter rodovias movimentadas. Preparamos algumas dicas para quem pretende viajar, uma vez que dirigir na estrada exige cuidados especiais, que começam bem antes de sair.

1 – RODAS E PNEUS – Na estrada, os pneus esquentam mais, o que aumenta a sua pressão interna. Por isso, é preciso estar com os pneus em dia, para que não estourem nem falhem na hora em que foram necessários. Troque os pneus, inclusive o estepe, quando a profundidade do sulcos tiver se igualado ao nível TWI.

Confira alinhamento e balanceamento em um especialista, pois esse tipo de problema só costuma ser notado em altas velocidades quando a estabilidade do carro é posta à prova.

2 – DE OLHO NO ÓLEO – Antes de viajar é preciso checar o nível e a validade de todos os fluidos do carro: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, além dos respectivos filtros. Se a data de troca estiver próxima, considere adiantar essa manutenção para antes da viajar.

3- PARTE ELÉTRICA – Cheque a parte elétrica. Uma lâmpada de lanterna queimada custa menos de R$ 10. Já a multa por não trocá-la fica em R$ 130,16, além de quatro pontos na carteira.

4- APLICATIVOS – Aplicativos de mapas e GPS como Wase, Here WeGo e TomTom Go, são muito úteis para não perder a entrada certa e achar rotas alternativas. O importante é que, mesmo com os ouvidos ligados no celular, o motorista não se esqueça de manter os olhos fixos na estrada e nos retrovisores.

Oferecimento: