REGIÃO NORTE
3º Festa Folclórica do Quilombo da Fazenda é atração no fim de semana

Folclore é um termo usado para se referir a tradições, crenças e superstições de um povo. Afim de manter vivo tais costumes, o Quilombo da Fazenda apresenta sua 3º Festa Folclórica, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro (sábado e domingo).

O festejo propõe a preservação da cultura tradicional local através de suas manifestações, e contará com barracas de comidas típicas, rodas de capoeira, apresentação do grupo Fandango Caiçara, Congada de Bastões de São Benedito do Puruba, entre outras atividades.

Mario Gato, integrante do grupo Fandango Caiçara, enfatiza que eventos como esse aproximam ainda mais as pessoas que não conhecem os costumes locais e o contexto caiçara. “Esse tipo de festa fortalece a cultura e estimula a tradição”.

O organizador do evento e expoente da cultura local, Seu Zé Pedro, afirma que o povo não pode deixar que tradições tão ricas sejam esquecidas: “Precisa se resgatar essas danças, se não tiver festa para manter a tradição a cultura pode acabar.”

Seu Zé também ressalta a importância de os jovens manterem as tradições e comparecerem ao festejo, visto que são eles que passarão para as outras gerações esses costumes.

No ano de 2016, o evento contou com grande participação e a expectativa para este ano é um público ainda maior.

SERVIÇO
3ª Festa Folclórica do Quilombo da Fazenda
Data: 18 e 19 de novembro
Local: Quilombo da Fazenda
Endereço: Sertão da Fazenda – Estrada secundária de 2,3 Km a partir do Km 12 da Rodovia Rio-Santos.

Fonte: Fundart